Há cada vez mais clientes de pacotes de telecomunicações. São 3,88 milhões, sendo que metade tem 4P ou 5P

Adesão aos pacotes de 4P e 5P foi a que mais cresceu, aumentando em 7,3% nos últimos 12 meses do ano, para representar quase metade do total, com 1,8 milhões de subscritores.

Já praticamente não há uma casa portuguesa que não tenha um pacote de serviços de comunicações eletrónicas. Houve, no ano passado, um aumento de 3,9% no número de clientes destes pacotes, totalizando 3,88 milhões de subscritores, sendo que quase metade opta pelo 4P ou 5P. A Meo lidera.

No ano passado, “o número de assinantes de ofertas em pacote equivalia a 93,7% das famílias clássicas“, adianta a Anacom no relatório anual, o que explica que o ritmo de crescimento das adesões tenha abrandado face ao ano anterior.

A maioria dos portugueses optou pelos pacotes que contemplam mais serviços, conhecidos como 4P e 5P, que englobam telefone fixo, banda larga fixa, televisão paga, telemóvel e internet móvel.

Foi a adesão a estes pacotes de 4P e 5P que mais cresceu, aumentando em 7,3% nos últimos 12 meses do ano, para representar quase metade do total, com 1,8 milhões de subscritores (46,3% do total). Por outro lado, as ofertas 2P, que só incluem televisão e internet fixa, afundaram 10,6%.

Independentemente da escolha, a fatura média mensal dos clientes residenciais que optam por ofertas em pacote aumentou 1,2%, para 52,86 euros. As receitas ascenderam a 1,5 milhões de euros em 2018.

No que diz respeito às operadoras escolhidas pelos portugueses, a Meo lidera no número de subscritores, com 40,6% do total, mas fica ao mesmo nível que a Nos na quota em termos de receitas. Já a Vodafone foi o prestador que mais aumentou os subscritores no ano passado. Por cá não existem muitas mudanças de prestadores, em comparação com os outros países europeus.

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