Papeleiras castigam Lisboa. Navigator e Altri caem mais de 3%

Num dia em que o setor papeleiro liderou as perdas no índice de referência nacional, a bolsa de Lisboa acabou por seguir a tendência negativa da Europa.

Lisboa caiu na primeira sessão da semana, acompanhando a tendência negativa vivida na Europa. A praça portuguesa foi pressionada pelo desempenho dos títulos do setor da pasta de papel. A Navigator e Altri perderam mais de 3%, arrastando consigo a “holding” Semapa.

No Velho Continente, o Stoxx 600 desceu 1,2%, sendo que a maioria das praças apresentaram quedas de mais de 1%, num momento de tensões internacionais, nomeadamente entre os EUA e a China, que levou até ao corte de relações da Google com a Huawei.

Lisboa também caiu, mas o índice de referência nacional, o PSI-20, acabou por recuar apenas 0,38% para os 5.098,84 pontos, com 12 das 18 cotadas a registar perdas. Enquanto lá fora houve muita pressão sobre os títulos tecnológicos, em Lisboa foram os títulos do setor papeleiro aqueles que mais se destacaram pela negativa.

A Navigator derrapou 3,86% para os 3,38 euros, isto enquanto a Altri recuou 3,75% para os 6,16 euros. A Semapa, que controla a Navigator, não resistiu, encerrando a sessão a cair 2,57% para os 12,90 euros.

Nas quedas, nota também para o BCP, que recuou 1,27% para os 0,2492 euros, e para outro “peso pesado” do PSI-20, a EDP, que caiu 0,80% para os 3,23 euros. A EDP Renováveis também caiu, enquanto a Galp Energia acabou por escapar à tendência ao somar 0,42%.

Enquanto a Sonae caiu, a Jerónimo Martins evitou uma queda mais acentuada da bolsa nacional ao apresentar um ganho de 1,59% para 13,095 euros, isto num dia em que a Sonae Capital brilhou.

A empresa do grupo Sonae, que apresentou na última semana os seus resultados trimestrais, marcados pela redução dos prejuízos para cinco milhões de euros, e anunciou a aquisição de mais 35 ginásios, avançou 1,84% para os 0,8850 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Papeleiras castigam Lisboa. Navigator e Altri caem mais de 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião