Dez mil veículos passaram a classe 1 nas portagens

  • ECO
  • 28 Maio 2019

São já dez mil os automobilistas que passaram a pagar menos de portagens, com a entrada em vigor das novas regras de classificação dos veículos.

Com a entrada em vigor da lei que revê os critérios de classificação dos veículos no início do ano, são já dez mil os veículos que passaram a pagar a classe 1 nas portagens. São os automobilistas que pedem para ter acesso a este desconto, requerimento que é depois avaliado e validado pela Via Verde.

O número de pedidos para beneficiar desta medida tem vindo a crescer, adianta uma fonte da Brisa, acionista da Via Verde, ao Jornal de Negócios (acesso pago). A entidade tem de verificar se os veículos dos clientes cumprem todos os requisitos, bem como se estão na lista do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) das marcas, modelos e números de homologação.

Os clientes têm de enviar à Via Verde o documento único automóvel que comprove o seu acesso. Veículos com um peso bruto inferior a 2.300 quilos, uma altura ao primeiro eixo entre 1,10 e 1,30 metros e que cumpram a norma ambiental Euro 6 relativa às emissões automóveis, são os que podem ser elegíveis a beneficiar deste desconto.

O impacto desta medida nas receitas das portagens não é conhecido. Ainda estão a decorrer negociações com as concessionárias das autoestradas para determinar as compensações, sendo que o Governo tinha já chegado a um princípio de acordo com a Brisa no qual determinava que ia neutralizar o efeito da medida. Os montantes não foram definidos, ficando dependentes do número de veículos que beneficiam do desconto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dez mil veículos passaram a classe 1 nas portagens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião