Donald Tusk e Juncker em reuniões bilaterais com Theresa May em Bruxelas

  • Lusa
  • 28 Maio 2019

Os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia vão reunir-se com Theresa May à margem da cimeira de líderes, em Bruxelas. Mas "não há renegociação" do acordo para o Brexit.

Os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, vão reunir-se esta terça-feira com a primeira-ministra britânica, Theresa May, à margem da cimeira de líderes, em Bruxelas, reiterando, porém, que “não há renegociação” do acordo para o Brexit.

“Não haverá renegociação” do acordo de saída do Reino Unido, afirmou Jean-Claude Juncker aos jornalistas à entrada para um Conselho Europeu informal, em Bruxelas, no qual os chefes de Estado e de Governo dos 28 vão iniciar as discussões sobre as nomeações para os cargos de topo da União Europeia (UE).

Nas declarações aos jornalistas, Jean-Claude Juncker deu conta de que iria ter uma breve reunião bilateral com Theresa May à margem da cimeira. Entretanto, e através da rede social Twitter, Donald Tusk partilhou uma fotografia dando também conta de uma reunião com Theresa May.

May anunciou na semana passada que vai demitir-se a 7 de junho, desencadeando uma eleição interna para a liderança do partido Conservador que deverá determinar um sucessor, que deverá entrar em funções antes do final de julho.

Entretanto, ao chegar hoje ao Conselho Europeu informal, em Bruxelas, o primeiro desde que anunciou a intenção de se demitir da liderança do partido Conservador a 7 de junho, May lembrou que participou em cerca de 15 reuniões deste tipo. “Em cada uma delas esforcei-me muito para conseguir o melhor acordo possível para o Reino Unido sair da UE e é um grande desgosto para mim não ter conseguido executar o Brexit“, vincou.

A primeira-ministra britânica adiantou que cabe agora ao sucessor “encontrar um caminho para lidar com as opiniões muito fortes nos dois lados desta questão”. “Para o fazer e conseguir uma maioria no Parlamento, penso que vai ser necessário compromisso”, disse.

May prometeu que vai cumprir as obrigações enquanto se mantiver em funções e que o Reino Unido pretende desempenhar um “papel construtivo” enquanto não sair da UE. Apesar de o Reino Unido ter votado num referendo em 2016 para sair da UE, o “chumbo” por três vezes no Parlamento britânico ao acordo de saída negociado com Bruxelas obrigou o Governo adiar a data do Brexit, cujo prazo foi diferido para 31 de outubro.

Os chefes de Estado e de Governo da UE reúnem-se hoje em Bruxelas num jantar de trabalho informal, para começar a discutir as nomeações para os mais altos cargos institucionais da UE na sequência das eleições europeias. A reunião tem lugar menos de 48 horas após o encerramento das urnas das eleições europeias e é um sinal claro de que o objetivo é tentar chegar o mais cedo possível, já em junho, a um compromisso sobre quem liderará nos próximos anos as instituições europeias.

Numas negociações que se antecipam complexas, dada a maior fragmentação do Parlamento Europeu — que exigirá novas alianças –, a grande dúvida reside na “adesão” do Conselho Europeu ao modelo ‘Spitzenkandidat’, e saber se efetivamente os líderes europeus irão propor para a presidência da Comissão Europeia um dos candidatos principais apresentados pelas diferentes famílias políticas nas eleições deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Donald Tusk e Juncker em reuniões bilaterais com Theresa May em Bruxelas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião