Produção mundial de petróleo atinge recorde em 2018

  • Lusa e ECO
  • 4 Junho 2019

Foram produzidos 75,78 milhões de barris de petróleo por dia durante o ano passado. É o valor mais elevado de sempre.

A produção mundial de petróleo atingiu em 2018 um máximo histórico de 75,78 milhões de barris diários, mais 1,6% do que em 2017, devido sobretudo ao aumento da extração nos Estados Unidos.

A informação foi divulgada na segunda-feira pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e respeita ao maior crescimento anual registado desde 2015, sem contar o gás natural liquefeito.

Os EUA foram o maior produtor mundial, com 11 milhões de barris por dia, seguido pela Federação Russa (10,5) e Arábia Saudita (10,3).

A produção norte-americana, impulsionada pelo petróleo de xisto, aumentou 1,6 milhões de barris diários.

Este crescimento da oferta tem mantido os preços da matéria-prima contidos. Apesar de terem chegado perto dos 80 dólares no arranque deste ano, as cotações do petróleo têm vindo a corrigir perante uma produção elevada e a perspetiva de um travão na procura.

Com os receios de abrandamento da economia mundial, em resultado da guerra comercial entre os EUA e a China, o Brent está a cotar nos 60,85 dólares, enquanto o WTI, negociado nos EUA, segue nos 52,98 dólares por barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção mundial de petróleo atinge recorde em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião