Portugueses dão mais dinheiro dos impostos para solidariedade
O montante doado pelos portugueses a instituições através do IRS cresceu 26% para os 20 milhões de euros.
Os portugueses foram mais generosos na última entrega da declaração de IRS. As verbas que atribuíram através da consignação a instituições sociais aumentou 26% num ano, atingido 20 milhões de euros. Em causa está a possibilidade de atribuírem a instituições de solidariedade social, associações ou igrejas 0,5% do imposto pago.
As instituições, por sua vez, pedem ao Fisco para facilitar as doações monetárias, adianta o Jornal de Notícias (acesso pago). Este ano já se simplificou parte do processo, ao permitir o contribuinte escolher a entidade aquando do pré-preenchimento da declaração automática e, no momento de entregar o IRS, confirmar essa escolha.
O número de entidades a quem os contribuintes podem doar uma parte do IRS em vindo a aumentar. Neste ano, a lista ultrapassava as quatro mil instituições e organizações, numa subida de 9% face às mais de 3.700 entidades disponíveis em 2018. No grupo de entidades estão incluídos bombeiros, obras sociais, teatros ou jardins-de-infância.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugueses dão mais dinheiro dos impostos para solidariedade
{{ noCommentsLabel }}