Hoje nas notícias: Cartão de Cidadão e construção

  • ECO
  • 21 Junho 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Em apenas dez anos, Portugal ganhou nove mil exportadoras. O dia fica ainda marcado pela nota de que há cada vez menos fiadores a garantir empréstimos e pelo reconhecimento por parte do Governo de que ainda faltam 50 funcionários para regularizar a renovação do Cartão de Cidadão. O investimento em construção está em máximos e mais de 200 polícias foram acusados de peculato e falsificação de documentos.

Faltam 50 funcionários para normalizar prazos do Cartão de Cidadão

O Executivo de António Costa reconhece que ainda falta cerca de meia centena de trabalhadores para normalizar a renovação do Cartão de Cidadão em Lisboa. Numa resposta ao PEV, o gabinete da secretária de Estado da Justiça sublinha que “seria desejável que existisse o recrutamento de mais cerca de 50 trabalhadores”, de modo a evitar os atrasos que tantas críticas têm gerado, nos últimos meses. Nessa resposta, Anabela Pedroso admite ainda que os atrasos na renovação do documento em causa têm sido mais acentuados que o habitual, tendo-se registado “nos primeiros quatro meses de 2019 um aumento de 24% em relação ao período homólogo”. Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Em 10 anos, Portugal ganhou nove mil exportadoras

Em dez anos, o número de exportadoras em Portugal aumentou mais de nove mil. Isto apesar do ritmo de crescimento ter vindo a abrandar desde 2014. Tudo somado, hoje há cerca de 34.477 exportadoras, que pesam 11% no tecido empresarial português. Estes dados constam da terceira edição do estudo Exportadoras m Portugal da Informa D&B, que salienta que o “número de exportadoras cresceu a um ritmo mais elevado do que o tecido empresarial” e que as exportações se tornaram mais relevantes para as empresas. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Investimento na construção com maior subida dos últimos 22 anos

Nos primeiros três meses de 2019, o investimento em construção registou a maior subida homóloga dos últimos 22 anos: cerca de 12,4%. É mesmo preciso recuar até ao segundo trimestre de 1997 para verificar um aumento mais acentuado. Isto de acordo com os dados da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI), cujo presidente faz questão de salientar que o primeiro trimestre deste ano foi “um dos melhores de que há memória”. “O setor está finalmente a reocupar o lugar que sempre lhe pertenceu, e está agora a preparar-se para a próxima década de investimento”, sublinha o responsável. Ainda assim, Manuel Reis Campos frisa que o setor continua aquém dos níveis compatíveis com as necessidades de crescimento sustentado do país. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Cada vez menos fiadores a garantir empréstimos

É frequente nos dias de hoje, na altura de pedir um empréstimo à banca, tanto crédito habitação, pessoal ou automóvel, ser necessário recorrer a um fiador para se responsabilizar em caso de incumprimento. Mas o número de fiadores disponíveis para garantir empréstimos na banca tem vindo a diminuir, com as garantias e exigências pedidas cada vez mais apertadas. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Mais de 200 polícias acusados de peculato e falsificação de documentos

Duas centenas e meia de agentes da PSP, incluindo oficiais, foram acusados pelo Ministério Público de peculato e falsificação de documento. Os polícias estarão envolvidos num esquema de troca de passes dos transportes, que são gratuitos para os agentes da autoridade, por dinheiro. A maioria dos visados pertence a esquadras do Seixal, Almada e Setúbal. Funcionários da operadora rodoviária Transportes Sul do Tejo estiveram também envolvidos na operação. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Cartão de Cidadão e construção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião