Google anuncia cabo submarino Equiano que liga Portugal a África do Sul

  • Lusa
  • 28 Junho 2019

O novo cabo submarino que vai ligar Portugal a África do Sul e, consequentemente, África à Europa, deverá estar concluído em 2021 anunciou a tecnológica.

A Google anunciou esta sexta-feira o Equiano, o seu novo cabo submarino que vai ligar Portugal a África do Sul e, consequentemente, África à Europa, o qual deverá estar concluído em 2021, segundo informação da tecnológica no seu blogue.

“Hoje estamos a introduzir o Equiano, o nosso novo cabo privado submarino que irá conectar África com a Europa. Uma vez concluída, o cabo começará na Europa ocidental e atravessará a costa oeste de África, entre Portugal e África do Sul”, com áreas ao longo do traçado que permitem alargar conectividade adicional a países africanos, lê-se no blogue da Google.

“Este novo cabo é totalmente financiado pela Google, tornando-o no nosso terceiro cabo internacional privado depois de Dunant e Curie, e o 14.º investimento em cabos submarinos”, a nível global, adianta.

“Os cabos submarinos privados da Google carregam todos os nomes de luminares históricos e Equiano não é diferente”, prossegue a tecnológica, salientando que o nome atribuído se deve a Olaudah Equiano, um escritor e abolicionista nigeriano que foi escravizado em criança.

Aliás, o primeira ramificação da rota do cabo submarino, que parte do Sul de Portugal, será Nigéria.

“O cabo Equiano é uma infraestrutura de última geração, assente na tecnologia SDM, com aproximadamente 20 vezes mais capacidade de rede do que o último cabo construído para servir esta região”, afirma a Google.

O contrato para construir o cabo com a Alcatel Submarine Networks foi assinado no quarto trimestre do ano passado e a primeira fase do projeto, de ligar Portugal a África do Sul, deverá estar concluído em 2021.

Nos últimos três anos a Google investiu 47 mil milhões de dólares (41,3 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual) na sua infraestrutura, em termos globais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google anuncia cabo submarino Equiano que liga Portugal a África do Sul

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião