Mercadona anuncia novo bloco logístico em Lisboa

Cadeia espanhola abre esta terça-feira primeira loja no Canidelo, Vila Nova de Gaia e arranca processo de internacionalização. Nos planos está novo centro logístico na zona de Lisboa.

Em vésperas da abertura da primeira loja em Portugal, no Canidelo, Vila Nova de Gaia, Juan Roig, presidente da Mercadona, anunciou que a cadeia de distribuição espanhola prepara já a construção de um novo bloco logístico na zona de Lisboa.

A Mercadona tinha já anunciado planos de abrir as primeiras quatro lojas em Portugal, em 2019, e mais dez em 2020. Nos planos da cadeia espanhola está ainda a abertura de “150 lojas nos próximos anos”, disse o presidente, no discurso que marca a apresentação da loja número 1 a empregados e parceiros.

“É um grande dia: começa aqui o nosso projeto de internacionalização. É um orgulho que seja feito em Portugal, país a que nos unem vínculos culturais e históricos”, acrescentou o presidente Roig, salientando o “exemplo de modernidade e inovação” e uma “terra que nos recebeu de braços abertos”. “Este é um projeto de futuro que estamos a começar, com o qual queremos construir riqueza e progresso. Gratidão é a palavra que sentimos”, sublinhou.

É um grande dia: começa aqui o nosso projeto de internacionalização.

Juan Roig

Presidente da Mercadona

A cadeia de distribuição anunciou os planos de expansão internacional em 2016 e, desde essa altura, já investiu 160 milhões de euros para montar operação em Portugal. Além das primeiras lojas, a cadeia de distribuição espanhola conta com uma equipa de 900 pessoas divididas entre as lojas, o centro de inovação em Matosinhos, o centro logístico na Póvoa de Varzim e ainda os escritórios da empresa em Lisboa e no Porto. “Esperamos poder contribuir para permitir que a economia portuguesa continue a crescer”, disse Juan Roig, agradecendo aos mais de 3.000 “chefes” – o nome que a Mercadona atribui aos clientes – e aos cerca de 300 fornecedores que ajudaram a empresa a montar a operação em Portugal.

“Ainda a Mercadona não tinha um tijolo no Canidelo e já tinha mudado a vida de muita gente por aqui”, referiu Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, referindo-se à reconstrução do parque de jogos local — que pertence ao Sport Clube do Canidelo –, feito pela empresa espanhola, nas traseiras da primeira loja, que será inaugurada a 2 de julho. “A empresa provou que pode entrar num mercado enquanto parceiro e não enquanto investidor”, reforçou o autarca.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercadona anuncia novo bloco logístico em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião