Primeiro dia do Programa de Arrendamento Acessível recebe 191 candidaturas… para oito imóveis

No dia em que arrancou o Programa de Arrendamento Acessível do Governo, o portal recebeu 191 candidaturas de interessados em arrendar casa. Já os proprietários foram bastante menos.

No dia em que arrancou o Programa de Arrendamento Acessível, o portal recebeu 191 candidaturas de inquilinos à procura de casa, um número bastante elevado face aos oito imóveis que já estão disponíveis para serem arrendados. A fraca procura por parte dos proprietários já era de esperar, dado que as associações dos senhorios já tinham antecipado o falhanço deste programa.

Até às 17h deste segunda-feira, a plataforma do arrendamento acessível recebeu 3.662 visitas, num total de 705 registos e 191 candidaturas, revelam os dados do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Já no que diz respeito aos proprietários, o interesse foi bastante menor. A plataforma conta com apenas oito imóveis registados, uma proporção semelhante ao estado atual do mercado imobiliário: pouca oferta para muita procura.

Este fraco interesse por parte dos senhorios já tinha sido antecipado por António Frias Marques, presidente da Associação Nacional de Proprietários, que, em declarações ao ECO, referiu que o programa “não vai ter o mínimo sucesso“.

“O arrendatário tem de contar a vida toda desde pequenino, e o senhorio também tem de se comprometer. O senhorio tem de arranjar um secretário ou um gabinete de apoio para preencher toda a papelada e tem de se sujeitar aos preços que eles inventam“, disse, criticando todos os documentos que os senhorios têm de submeter para se candidatarem.

Mas, apesar de o número de interessados ter sido maior, também Romão Lavadinho, presidente da Associação de Inquilinos Lisbonense, condenou esta iniciativa ao fracasso. “Consideramos que esta lei é positiva, mas insuficiente. Porque os valores que vão ser cobrados são muito superiores e muito impossíveis de pagar pela classe média com rendimentos baixos“, explicou o responsável.

O Programa de Arrendamento Acessível arrancou esta segunda-feira e promete rendas 20% inferiores às praticadas pelo mercado. A plataforma para as candidaturas já está disponível e, para os interessados, há um simulador que permite avaliar se os inquilinos e proprietários reúnem as condições necessárias para participar nesse programa.

(Notícia atualizada às 18h08 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiro dia do Programa de Arrendamento Acessível recebe 191 candidaturas… para oito imóveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião