Galp Gás Natural conclui compra da Tagusgás por 32 milhões

  • Lusa
  • 15 Julho 2019

Galp Gás Natural Distribuição fica com 99,36% do capital social da Tagusgás, que opera essencialmente a concessão para distribuição de gás natural nos distritos de Santarém e Portalegre.

A Galp Gás Natural Distribuição anunciou a conclusão da aquisição de 58,03% da Tagusgás por cerca de 32 milhões de euros, passando a deter 99,36% do capital da companhia, segundo um comunicado.

A nota, enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), recorda que a transação foi comunicada em 26 de abril e que a vendedora foi a Gásriba.

“A transação foi autorizada pelo Governo português, como concedente ao abrigo do contrato de concessão celebrado em 2008, após parecer favorável da Autoridade da Concorrência e da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos”, lê-se no documento.

Após a conclusão da aquisição, a Galp Gás Natural Distribuição “detém 99,36% do capital social da Tagusgás, que opera essencialmente a concessão para distribuição de gás natural nos distritos de Santarém e Portalegre”, com um RAB (base de ativos regulados) de cerca de 82 milhões de euros e cerca de 122 milhões de metros cúbicos de gás natural distribuídos por ano, de acordo com o mesmo comunicado.

A Galp detalhou ainda que “é a principal distribuidora de gás natural em Portugal”, com um RAB de cerca de mil milhões de euros e cerca de 1.450 milhões de metros cúbicos de gás natural “distribuídos anualmente através do controlo de oito das onze empresas de distribuição de gás natural em Portugal”.

A operação contou com a assessoria do Millennium Investment Banking, revelou o grupo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Gás Natural conclui compra da Tagusgás por 32 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião