Sondagem: PS volta a alargar fosso em relação ao PSD

  • ECO
  • 19 Julho 2019

Sondagem mostra que o PS reforçou as intenções de voto para as legislativas para 37,5%, alargando para 13,9 pontos o fosso face ao PSD. Direita perde terreno e PAN ganha.

A distância entre os socialistas e os social-democratas continua a aumentar. Na sondagem mais recente divulgada pelo Jornal de Negócios (acesso pago), PS e PSD surgem já separados por 13,9 pontos percentuais (p.p.), com o PAN cada vez mais próximo do CDS-PP.

De acordo com a sondagem da Aximage feita para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã, o PS reforçou as intenções de voto em quase dois p.p. para 37,5%, enquanto o PSD cresceu apenas meio p.p. para 23,6%. Esta é a maior distância a separar os dois maiores partidos desde outubro do ano passado, ainda que o PSD se mantenha um pouco acima da votação obtida nas eleições europeias (21,9%).

Por outro lado, o partido de António Costa continua longe da tal maioria absoluta e “inequívoca”, a que o primeiro-ministro tem apelado. Ou seja, se as intenções de voto se concretizarem, o PS deverá precisar de pelo menos mais um partido para governar com estabilidade na próxima legislatura.

O Bloco de Esquerda consolida-se, por sua vez, como terceira maior força, subindo de 9% para 9,4% nas intenções de voto. Em sentido contrário, o CDS-PP recua 1,5 p.p. para 4,9%, aproximando-se do PAN (4%). Já a CDU (PCP e PEV coligados) mantém-se estacionada nos 6,8%.

Para ver a ficha técnica da sondagem clique aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sondagem: PS volta a alargar fosso em relação ao PSD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião