REN compra transportadora de eletricidade chilena por 149 milhões de euros

A REN assinou um contrato de aquisição de empresa transportada de eletricidade chilena, a Transemel, por 148,9 milhões de euros.

A Redes Energéticas Nacionais (REN), liderada por Rodrigo Costa, assinou um contrato para a aquisição de 100% do capital da empresa chilena de transporte de eletricidade, a Transemel, por 167 milhões de dólares (148,9 milhões de euros), segundo um comunicado divulgado ao mercado.

De acordo com o mesmo documento, a empresa chilena é proprietária e opera 92 quilómetros de linhas de transmissão elétrica e cinco subestações, operando essencialmente no norte do Chile, país onde a REN já estava presente.

A empresa gestora da rede elétrica e de gás natural em Portugal comunicou em fevereiro a compra de 42,5% da Electrogas, que controla o gasoduto que liga o terminal de GNL de Quintero à capital Santiago, abastecendo de gás natural as principais produtoras de eletricidade do país.

A compra da Transemel — uma operação assessorada pelo Santander Corporate & Investment Banking — “enquadra-se no plano de negócios da REN, que assenta numa estratégia de crescimento conservadora e que privilegia projetos nos setores em que o Grupo REN é especialista, e em mercados com estabilidade económica e quadros regulatórios previsíveis”, explica a empresa em comunicado, acrescentando que a operação “será financiada com recurso unicamente a dívida externa”.

O contrato, assinado com as empresas Compañia General de Electricidad e Naturgy Inversiones Internacionales, prevê que a operação esteja concluída no início de outubro, passando nesta data a ser efetiva a compra da Transemel, cuja receita é cerca “de 93% regulada”, pelo grupo REN.

(Notícia atualizada às 22:54)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

REN compra transportadora de eletricidade chilena por 149 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião