Criadores portugueses de cavalos já podem exportar para a Arábia Saudita

  • Lusa
  • 14 Agosto 2019

Os criadores nacionais de cavalos podem, a partir de agora, exportar para a Arábia Saudita. Estão em curso negociações com mais seis países, como a Índia e a China.

Os criadores portugueses de cavalos já podem exportar para a Arábia Saudita e estão em curso as negociações com mais seis países, como a Índia e a China, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Agricultura.

“Os criadores nacionais de cavalos podem, a partir de agora, exportar para a Arábia Saudita. Trata-se de um importante mercado, junto do qual Portugal manifestou interesse em 2018, tendo o processo ficado agora concluído, apenas um ano após o início das negociações”, avançou, em comunicado, o Governo.

Com a Arábia Saudita, sobe para 58 o número de mercados abertos pelo executivo, que viabilizam a exportação de 227 produtos, 172 dos quais de origem animal e 55 de origem vegetal.

Este mercado junta-se ao de El Salvador e ao da Malásia, para os quais os criadores portugueses de cavalos já podiam exportar.

Por outro lado, estão em curso as negociações com mais seis países, entre os quais Índia e China.

“Para dar início às operações de exportação para países terceiros é geralmente necessário estabelecer as condições e requisitos fitossanitários ou sanitários com as autoridades competentes dos países de destino”, indicou o ministério tutelado por Capoulas Santos.

Estes requisitos têm de ser cumpridos na certificação dos produtos a serem exportados, pelos operadores económicos e pela autoridade competente nacional, que, neste caso, é a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

O Ministério da Agricultura está ainda a trabalhar na abertura de outros 57 mercados para a exportação de 269 produtos, sendo 22 da área animal e 46 da área vegetal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Criadores portugueses de cavalos já podem exportar para a Arábia Saudita

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião