Corbyn procura apoio para derrubar Governo de Boris Johnson

O líder da oposição no Reino Unido está à angariar apoio para aprovar no Parlamento uma moção de censura. O objetivo é impedir um Brexit sem acordo e derrubar o Governo do Partido Conservador.

Começaram as movimentações nos bastidores da política britânica para formar um Governo alternativo ao de Boris Johnson. O líder da oposição, Jeremy Corbyn, enviou uma carta aos líderes políticos adversários e aos críticos do Partido Conservador numa tentativa de angariar apoio para um novo Governo trabalhista.

Segundo a Bloomberg (acesso condicionado), o objetivo de Jeremy Corbyn é criar uma coligação que impeça o novo primeiro-ministro, Boris Johnson, de forçar o Brexit sem um acordo fechado com a União Europeia (UE). Mas, para conseguir isso, terá de reunir consensos que lhe permitam aprovar uma moção de censura no Parlamento britânico, o que levaria à queda imediata do atual Governo conservador.

“Na sequência de uma moção de censura bem-sucedida contra o Governo, então, eu, enquanto líder da oposição, procuraria a confiança do Parlamento para um Governo estritamente temporário com o objetivo de desencadear eleições gerais e de garantir a extensão do Artigo 50 para o fazer”, lê-se na carta, citada pela agência.

Boris Johnson, que herdou o Governo após a renúncia de Theresa May, tem prometido que o Brexit irá acontecer até 31 de outubro “a todo o custo”, mesmo que não haja qualquer acordo com a UE até então. Este tem sido o cenário apontado como mais provável, na medida em que o tempo começa a escassear.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corbyn procura apoio para derrubar Governo de Boris Johnson

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião