Esquerda vale mais do dobro da direita em Portugal

  • ECO
  • 31 Agosto 2019

Esquerda deverá vencer próximas legislativas e PS continua no limiar da maioria absoluta (43,6%) de acordo com sondagem da Pitagórica para o JN e a TSF.

O PS está no limiar da maioria absoluta (43,6%) e confere à esquerda o dobro do valor da direita nas próximas eleições legislativas de outubro. De acordo com uma sondagem da Pitagórica para o JN e a TSF, as próximas eleições deverão dar uma vitória “contundente” à esquerda sobre a direita, com os três partidos da geringonça a somar mais de 60% das intenções de voto dos inquiridos.

Com estes resultados, o Bloco de Esquerda consolida o terceiro lugar nas eleições, com intenções de voto de 10% dos participantes, sendo o segundo lugar ocupado por 20,4% dos votos no PSD (o que asseguraria à direita 30% dos votos). Estas previsões apontam para um resultado que reflete uma direita cada vez mas enfraquecida e fragmentada, com “menos 10 pontos percentuais do que o conseguido por Passos Coelho e Paulo Portas nas eleições de 2015 e menos seis pontos do que marcava em abril, data do arranque dos estudos da Pitagórica para o JN“, explica o jornal este sábado.

De acordo com a sondagem, um em cada cinco eleitores em Portugal está indeciso sobre em quem votar nas eleições de 6 de outubro. Dentro dos indecisos, são sobretudo as mulheres que têm dúvidas — a diferença para os homens é de quase nove pontos (23,7% face a 15,1%) — e a região onde os inquiridos menos hesitam nas respostas é o Grande Porto (11,2% de indecisos). Rui Rio é o candidato com a maior taxa de rejeição de voto, com 58% de inquiridos a assegurar que “jamais” votariam no líder do PSD.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Esquerda vale mais do dobro da direita em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião