MAAT tem nova diretora. É designer italiana e vem de Pequim

Beatrice Leanza vai ser a nova diretora do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. É designer italiana e foi diretora da Beijing Design Week, o maior evento de design e arquitetura na China.

A Fundação EDP já escolheu a nova diretora do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), apurou o ECO. É Beatrice Leanza, uma designer italiana que vive em Pequim desde 2002 e que foi, entre 2012 e 2016, diretora criativa do mais relevante evento de design e arquitetura da China, a Beijing Design Week.

Oficialmente, a Fundação EDP recusa-se a confirmar ou desmentir esta escolha, mas o ECO sabe que a nova diretora começa a trabalhar no MAAT já na próxima semana. Depois da saída de Pedro Gadanho, em junho passado, a Fundação EDP promoveu um concurso internacional para encontrar um novo diretor, acompanhado diretamente por António Mexia, o presidente da empresa, e a escolha recaiu na designer criativa que, em 2017, fundou a B/Side Design. Com licenciatura numa universidade italiana, a Università Ca’ Foscari, em Veneza, Beatrice Leanza é uma referência do universo cultural chinês e, particularmente, nos movimentos da cultura e criatividade contemporâneos no país.

Em outubro do ano passado, aquando apresentação das três exposições que celebraram o segundo aniversário do museu, Miguel Coutinho revelou que o MAAT ultrapassou os 800 mil visitantes. À data, o gestor afirmou que a Fundação EDP estava ainda a “definir o modelo” do novo diretor, acrescentando que pretendia que o MAAT continuasse a traçar o caminho rumo à internacionalização do espaço e dos artistas. Beatrice Leanza é a escolhida.

  • O que pensa a designer da transformação em Pequim nos últimos 15 anos? Leia aqui uma entrevista de Beatrice Leanza ao site Young China Watchers, em junho de 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MAAT tem nova diretora. É designer italiana e vem de Pequim

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião