Face Oculta. Manuel Godinho condenado a quatro anos de pena suspensa

  • ECO
  • 9 Setembro 2019

Godinho estava acusado de ter desviado para si 56 mil euros reembolsados pelas Finanças a uma das suas empresas. Fatos remontam a 2017 e, à data, empresário não tinha antecedentes, daí pena suspensa

O empresário Manuel Godinho, uma das peças principais do processo Face Oculta, foi condenado esta segunda-feira a quatro anos de pena suspensa, depois de o tribunal ter dado como provado os crimes como abuso de confiança ou branqueamento na forma tentada e consumada. A pena ficou suspensa porque à data dos factos, o empresário não tinha quaisquer antecedentes criminais — já tinha sido condenado no Face Oculta, mas sem trânsito em julgado. Manuel Godinho terá ainda de pagar 3.000 euros aos Bombeiros Voluntários de Santa Maria da Feira.

O julgamento decorreu em Santa Maria da Feira e visava uma operação de janeiro de 2017, altura em que Manuel Godinho tentou abrir uma conta bancária para onde iria transferir 56 mil euros devolvidos pelas Finanças em IVA a uma sociedade em seu nome que, todavia, estava inativa e com quotas penhoradas.

Além de Manuel Godinho, também outras duas arguidas foram condenadas por coautoria, a advogada do empresário e a namorada de um dos seus filhos, sendo-lhes decretadas penas suspensas de um ano e dois meses e de três anos, respetivamente. Ambas terão igualmente de pagar 3.000 euros cada aos bombeiros voluntários.

Este é assim o quarto processo de que Manuel Godinho é julgado no seguimento do Face Oculta. Neste processo, o Supremo Tribunal de Justiça condenou-o a 13 anos de prisão por 44 crimes, como corrupção activa, burla qualificada, tráfico de influências, etc… Posteriormente, e graças a certidões extraídas do Face Oculta, Godinho já foi condenado pelo tribunal de Aveiro e pelo tribunal de Beja, por corrupção activa e por ter subornado um ex-funcionário da REFER.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Face Oculta. Manuel Godinho condenado a quatro anos de pena suspensa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião