Governo diz que todos os profissionais do SNS já têm as 35 horas semanais

Ainda faltavam ser abrangidos na passagem do horário normal de trabalho das 40 para as 35 horas semanais profissionais sem um acordo específico.

todos os profissionais do Serviço Nacional de Saúde têm o horário normal de trabalho fixado nas 35 horas semanais, diz o Governo. A passagem das 40 horas para as 35 horas já estava concluída para a maioria dos trabalhadores, mas faltavam ainda aqueles sem um acordo específico. Ficam de fora os profissionais do Hospital de Braga.

O grupo dos profissionais agora abrangidos é composto por técnicos superiores de saúde, informáticos, docentes, administradores hospitalares e capelães, esclarece o Ministério da Saúde, em comunicado. O acordo para concretizar esta passagem foi assinado pela Federação dos Sindicatos da Administração Pública e pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado.

Apesar de ter o apoio destas duas estruturas sindicais, a proposta do Governo não foi aceite pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais. Este sindicato recusou dar o aval, por não estarem incluídos neste acordo os profissionais do Hospital de Braga.

O Hospital de Braga funcionava em regime de parceria público-privada, sendo que transitou para a esfera pública no início deste mês. Os trabalhadores “não serão ainda abrangidos por este alargamento enquanto estiverem em análise as diferentes situações contratuais”, explica o ministério liderado por Marta Temido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo diz que todos os profissionais do SNS já têm as 35 horas semanais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião