Presidente da República: “Legislatura vai depender muito da situação geopolítica e económica”

  • ECO
  • 12 Outubro 2019

O Presidente da República considera que os próximos quatro anos vão ser "decisivos" e que a estabilidade da legislatura está "muito" dependente da conjuntura internacional.

O Presidente da República considera que “a legislatura vai depender muito da situação geopolítica e económica mundial e europeia”, mas repete até à exaustão que “tudo” fará para que haja estabilidade política no país. Contudo, não esconde preocupação em relação aos potenciais efeitos do Brexit, da guerra comercial entre EUA e China e da nova Comissão Europeia, escreve o Expresso (acesso pago), citando o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa não esconde ver em si mesmo um papel “fundamental” nos próximos quatro anos, precisamente por causa da conjuntura internacional menos favorável que se avizinha, e vê uma legislatura dividida em “dois ciclos, o de 2020-2021 e o de 2022-2023”: o primeiro ciclo legislativo termina nas Autárquicas, em outubro de 2021, e o segundo ficará marcado pelas Presidenciais, que vão interferir na ação do próprio Presidente, aponta o semanário.

Para já, é público que Marcelo Rebelo de Sousa também está preocupado com a sua própria saúde cardíaca e prepara-se para fazer um cateterismo, para avaliar o estado de uma artéria que se encontra mais calcificada. Os resultados deste exame médico mais específico poderão condicionar uma eventual recandidatura a Belém.

O jornal refere que Marcelo Rebelo de Sousa também não tem interesse em abrir fraturas na relação com o PS, pelo menos até às Presidenciais, para as quais precisa de reunir um apoio mais alargado. Após este período, tudo permanece incerto, sendo que, caso se candidate — e vença –, o Presidente da República fica de mãos livres para dissolver o Parlamento no caso de surgir uma crise política.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da República: “Legislatura vai depender muito da situação geopolítica e económica”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião