Trabalhadores da banca juntos. “Mais Sindicato” terá mais força

  • Lusa
  • 12 Outubro 2019

SBSI quer juntar-se ao Sindicato dos Bancários do Centro, ao Sindicato dos Seguros de Portugal e ao Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Seguradora.

O Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) aprovou, em Lisboa, a alteração dos seus estatutos para poder fundir-se com mais três sindicatos, um também da banca e dois dos seguros, revelou o presidente. A aprovação da alteração dos estatutos ocorreu no XX Congresso Extraordinário do SBSI.

O SBSI quer juntar-se ao Sindicato dos Bancários do Centro, ao Sindicato dos Seguros de Portugal e ao Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Seguradora para formar uma nova estrutura, a “Mais Sindicato”.

Em declarações à Lusa, o presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, Rui Riso, disse que o propósito é ter “um sindicato mais forte” que abranja “todos os profissionais” do setor financeiro e com diferentes vínculos laborais.

“Um sonho de décadas”, descreveu Rui Riso, ressalvando que a fusão dos quatro sindicatos é “um processo exigente” que é feito pela primeira vez em Portugal e que requer vários “passos legais”.

A alteração dos estatutos do SBSI, um dos primeiros passos vai ser enviada ao Ministério do Trabalho para efeitos de validação.

A ser criado, o “Mais Sindicato” juntará 50 mil associados dos quatro sindicatos. O SBSI, o maior dos quatro, agrega 37 mil sócios e, além da atividade sindical, tem serviços de assistência médico-social, como lar de idosos, centros clínicos e hospital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores da banca juntos. “Mais Sindicato” terá mais força

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião