PS adia negociações do Orçamento com partidos da esquerda. Só deverão ter lugar após tomada de posse

  • ECO
  • 14 Outubro 2019

O PS adiou as negociações com os partidos da esquerda acerca do Orçamento do Estado para 2020. Tento em conta o calendário, só deverão ter lugar após a tomada de posse do novo Governo.

O PS vai adiar todas as reuniões que tinha marcado com os partidos da esquerda para negociar medidas para o Orçamento do Estado, incluindo o encontro com o BE que estava agendado para esta terça-feira, revelou o Público (acesso condicionado). Face ao calendário atual, as reuniões só deverão ter lugar depois da tomada de posse do novo Governo, que deverá acontecer na próxima semana.

O jornal cita uma fonte do BE, que revelou que o PS contactou o partido a pedir o adiamento da reunião para data ainda incerta. A justificação dos socialistas, segundo a mesma fonte, foi a de que não estão “em condições de iniciar negociações”. O Público refere ainda que as reuniões com o PCP, PEV e PAN também foram adiadas, embora fonte do PAN tenha dito que ainda o partido ainda não foi contactado.

A marcação destes encontros foi feita depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter reunido na semana passada com os vários partidos da esquerda parlamentar. A notícia do adiamento esta segunda-feira acontece depois de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, afirmar que tem “pressa” na “apresentação e aprovação do Orçamento do Estado para 2020”.

“Os portugueses querem é que rapidamente sejam apurados os resultados, nomeado o Governo, entre em funções, apresente o primeiro Orçamento e comece em cheio a nova legislatura. É isso que eles querem. Votaram, querem ver o resultado do voto o mais depressa possível”, afirmou na sexta-feira o chefe de Estado português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS adia negociações do Orçamento com partidos da esquerda. Só deverão ter lugar após tomada de posse

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião