Reunião no Banco de Portugal comparou Montepio ao caso BES

  • ECO
  • 14 Outubro 2019

Jornal Público relata reunião de março de 2018 em que o tema do grupo Montepio foi discutido de forma acesa entre conselheiros e administração do Banco de Portugal.

Carlos Costa e Elisa Ferreira, governador e vice-governadora do Banco de Portugal, foram confrontados, em reunião do supervisor de março de 2018, pelo conselheiro João Talone sobre o grupo Montepio, com este a afirmar que “se assemelhava a um esquema Ponzi”, comparável ao BES, revela o jornal Público esta segunda-feira (acesso condicionado).

O aviso de João Talone deixou a administração do Banco de Portugal em sobressalto. O membro do conselho consultivo do supervisor sugeriu a interrupção imediata da comercialização de produtos da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG) aos balcões do Banco Montepio — a venda dos produtos mutualistas nas agências do banco esteve efetivamente suspensa entre fevereiro e agosto do ano passado.

João Talone referiu ainda tratar de “uma realidade que se aproximava da do caso BES/GES. “O que se está a passar no Montepio assemelha-se a um esquema Ponzi, que se rebentar abrirá um buraco de mais de dois mil milhões de euros”, disse João Talone naquela reunião.

Elisa Ferreira, que tem a supervisão dos bancos sob a sua alçada), perguntou se pretendia que “picasse a bolha”, isto é, se pretendia que rebentasse com o grupo, e afirmou que “tinha consciência do problema e que os serviços do Banco de Portugal tinham vindo a recolher muita informação sobre a matéria”. Talone contrapôs: “Não é preciso picar, basta encostar a agulha”. Leia-se: ameaçar.

Na mesma reunião, outro membro do conselho consultivo, João Costa Pinto, também interveio sobre o tema para alertar para a “situação escandalosa” no grupo Montepio. Avisou na altura que “as novas subscrições já não vão servir apenas para pagar as anteriores, e evitar ruturas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reunião no Banco de Portugal comparou Montepio ao caso BES

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião