Portugal está no 39.ª lugar do ranking do Doing Business. Há quatro anos que perde posições

  • ECO
  • 24 Outubro 2019

Portugal está em 39.º lugar no ranking da facilidade de fazer negócios do Banco Mundial. Em 2015 estava na 23.ª posição. Faltam reformas para melhorar o ambiente de negócios.

Portugal surge na 39.ª posição do ranking do Banco Mundial sobre a facilidade de fazer negócios, que integra 190 países, numa lista onde a Nova Zelândia ocupa a posição cimeira e a Somália surge no último lugar. O país perde competitividade neste ranking há quatro anos consecutivos.

No Doing Business 2020, Portugal desce cinco lugares face ao ano anterior quando estava na 34.ª posição. A tendência tem sido de deterioração sistemática desde 2015 relatório Doing Business 2016), ano em que Portugal estava na 23ª posição.

Portugal desde no ranking desde 2015

Fonte: Doing Business

“Considerando Portugal, a sua pontuação agregada relativa à facilidade de fazer negócios é 76,5, pontua 90,9 para iniciar um negócio e 100,0 para negócios além-fronteiras, mas [tem uma pontuação de] apenas 62,0 na proteção dos investidores minoritários e 45,0 na obtenção de crédito”, lê-se no estudo “Doing Business 2020” (Fazer Negócios 2020).

O Banco Mundial indica também Portugal como uma das economias avaliadas com o melhor desempenho regulatório ao nível do número de procedimentos (um) para registo de propriedade, a par da Noruega, Geórgia e outros dois países (não identificados).

Portugal é também destacado no leque de países com melhor desempenho regulatório ao nível dos procedimentos nas fronteiras, a par da França e Holanda, além de outras 16 economias. Trata-se de um indicador que avalia o tempo e os custos associados ao cumprimento de regulamentos alfandegários nacionais e outros relativos a inspeções obrigatórias para que as mercadorias possam atravessar as fronteiras.

No estudo divulgado esta quinta-feira, o Banco Mundial indica que os governos de 115 economias de todo o mundo lançaram 294 reformas no último ano para facilitar a realização de negócios no setor privado, “abrindo caminho à criação de empregos, expansão da atividade comercial e rendimentos mais elevados para muitos”.

A entidade explica que o estudo documenta as reformas implementadas em dez áreas relacionadas com a realização de negócios em 190 economias num período de 12 meses que terminou em 1 de maio de 2019.

“Os ambientes favoráveis aos negócios estão associados a níveis de pobreza mais baixos e uma regulação mais eficiente pode estimular o empreendedorismo, as ‘startups’, a inovação, o acesso ao crédito e o investimento”, lê-se no estudo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal está no 39.ª lugar do ranking do Doing Business. Há quatro anos que perde posições

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião