Bruxelas autoriza joint venture entre Crédit Agricole e Abanca que operará em Portugal

  • Lusa
  • 28 Outubro 2019

A joint venture entre o Crédit Agricole e o Abanca estará “sediada em Espanha e atuará no setor dos seguros não-vida em Espanha e em Portugal.

A Comissão Europeia autorizou esta segunda-feira a criação de uma ‘joint venture’ (projeto comum) entre os bancos francês Crédit Agricole e espanhol Abanca para o setor dos seguros em Espanha e Portugal, considerando que não afeta a concorrência comunitária.

Em comunicado, a Comissão Europeia dá conta da ‘luz verde’ ao abrigo do regulamento das concentrações comunitárias, notando que a ‘joint venture’ em causa, a Abanca Generales Seguros e Reaseguros, estará “sediada em Espanha e atuará no setor dos seguros não-vida em Espanha e em Portugal”.

“A Comissão concluiu que a concentração proposta não suscita preocupações em termos de concorrência, dadas as quotas de mercado moderadas das empresas em causa nos mercados relevantes”, aponta o executivo comunitário.

Num comunicado de imprensa divulgado em julho deste ano, o Crédit Agricole indicava que iria adquirir 50% do capital da Abanca Generales de Seguros y Reaseguros para concretizar a operação, sendo que o restante capital é do Abanca.

Envolvidas nesta operação estão então as empresas francesa Crédit Agricole Assurances, detida pelo Crédit Agricole, e a espanhola Abanca Division Inmobiliaria, do Abanca Corporación Bancária. Enquanto a primeira opera nos setores bancário, de seguros e imobiliário, a segunda atua na banca de retalho, no financiamento ao consumo e na gestão de ativos e seguros.

Em Portugal, o Abanca conta atualmente com 70 balcões, presentes em 16 distritos, e com 500 colaboradores (os que foram integrados do Deutsche Bank e os que já estavam com o Abanca Portugal).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas autoriza joint venture entre Crédit Agricole e Abanca que operará em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião