Ministro da Economia admite novas reduções de portagens nas antigas SCUT

  • Lusa
  • 30 Outubro 2019

Durante o debate do Programa de Governo, o ministro da Economia disse que o Governo irá dar prioridade aos residentes que utilizam estas autoestradas.

O ministro de Estado e da Economia admitiu esta quarta-feira que o Governo poderá proceder a novas reduções de portagens nas antigas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT), privilegiando os residentes beneficiários dessas infraestruturas.

Pedro Siza Vieira transmitiu esta sua posição no final do primeiro de dois dias de debate do programa do XXII Governo Constitucional na Assembleia da República, após uma intervenção do deputado do Bloco de Esquerda João Vasconcelos que voltou a exigir o fim das portagens na Via do Infante no Algarve.

Relativamente às antigas SCUT, o ministro de Estado e da Economia referiu que, na anterior legislatura, a opção do seu executivo foi a de beneficiar as empresas com reduções de portagens, baixando também por essa via os respetivos “custos de contexto”.

Nesta legislatura, dar-se-á uma atenção especial aos residentes utilizadores dessas infraestruturas”, completou Pedro Siza Vieira.

Nesta fase do debate, o deputado do CDS-PP João Almeida e Pedro Siza Vieira apresentaram dados diferentes sobre a evolução da balança comercial, com o dirigente democrata-cristão a lamentar “o regresso a uma situação de desequilíbrio” com as importações a ultrapassarem as exportações neste ano.

O ministro de Estado e da Economia contrapôs que o equilíbrio foi de novo atingido em setembro passado e que o aumento das importações relacionou-se com fatores produtivos, como a aquisição de máquinas, ou de material de transporte (como aeronaves para a TAP).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro da Economia admite novas reduções de portagens nas antigas SCUT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião