Programa do Governo tem “vazios importantes” para o Bloco de Esquerda

  • Lusa
  • 30 Outubro 2019

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda (BE), criticou o Programa do Governo por considerar que este tem "vazios importantes". A dúvida, apontou, é se o PS está disposto a negociar.

O BE considerou que o programa do Governo, apesar dos sinais positivos para “aos partidos de esquerda”, é marcado “também por alguns vazios importantes”, afirmando que a pergunta da legislatura é se o PS está disposto à negociação.

Na primeira pergunta ao primeiro-ministro, António Costa, durante a apresentação do Programa do XXII Governo Constitucional, no Parlamento, em Lisboa, a coordenadora do BE, Catarina Martins, garantiu que os bloquistas, “com proposta e iniciativa”, estão disponíveis “para concretizar as boas intenções” em que há convergência com o PS e que são enunciadas no programa. “A pergunta, que é a pergunta da legislatura, é se o PS e o seu governo estão dispostos a essa negociação”, sublinhou.

Quando tomou a palavra, António Costa foi perentório: “Se essa é a pergunta da legislatura, então podíamos encerrar já a legislatura porque a resposta é, obviamente, sim. E a resposta não é de agora”.

Durante a intervenção, Catarina Martins começou por sublinhar que apesar deste ser o programa do Governo do PS — que seria “muito diferente” se tivesse sido assinado o acordo de legislatura com o BE — estão refletidas “algumas preocupações” dos bloquistas, “um sinal da vontade de negociar à esquerda as medidas que concretizam este programa, nomeadamente no Orçamento do Estado”.

“Mas, senhor primeiro-ministro, a proposta de programa do Governo é marcada também por alguns vazios importantes. E tão importante como os sinais positivos que o governo quis dar aos partidos de esquerda, é o que estes vazios sinalizam. E abordo-os pela mesma ordem: trabalho, saúde, ambiente e energia”, criticou.

Na resposta, o chefe do executivo garantiu que este “é um programa que não tem vazios e que tem prioridades”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Programa do Governo tem “vazios importantes” para o Bloco de Esquerda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião