Microsoft testa quatro dias de semana de trabalho e produtividade aumenta 40%

No Japão, a Microsoft testou durante um mês uma experiência de trabalho de quatro dias e a produtividade dos funcionários subiu 40%. Os funcionários foram aconselhados a reduzirem o tempo das reuniões

Durante todo o mês de agosto a Microsoft encerrou à sexta-feira todos os seus escritórios no Japão e decidiu dar um dia de folga aos trabalhadores, sem que estes tivessem que pedir dias de férias ou perdessem um cêntimo do salário. Resultado: a produtividade dos funcionários aumentou 40%.

A experiência intitulada Work Life Choice Challenge permitiu que os funcionários trabalhassem apenas quatro dias por semana. Além disso, os trabalhadores foram ainda aconselhados a reduzirem o tempo das reuniões para 30 minutos e de resposta aos e-mails. Os resultados foram impressionantes, já que a produtividade dos empregados aumentou 40% em comparação com igual período do ano passado, refere a empresa em comunicado divulgado na semana passada e citado pela CNN (acesso livre).

Mais de 90% dos cerca de 2.300 trabalhadores admitiram que sentiram o impacto destas medidas. Já a empresa afirma que poupou em alguns recursos, como as despesas da eletricidade, por exemplo. A experiência correu tão bem que, de acordo com a CNN, a Microsoft pretende repetir o ensaio ainda este ano. Num país onde o excesso de trabalho é recorrente, a empresa deverá pedir aos funcionários que sugiram outras medidas que melhorem a vida pessoal e a eficiência e apelar a outras companhias que se juntem ao método, refere a estação de televisão.

Com esta iniciativa a gigante tecnológica pretendia que os funcionários “trabalhassem pouco tempo, descansassem e aprendessem bem”, por forma a aumentar a produtividade e criatividade dos mesmos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Microsoft testa quatro dias de semana de trabalho e produtividade aumenta 40%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião