Governo recua na entrega dos biorresíduos à Mota-Engil

  • ECO
  • 6 Novembro 2019

Cai por terra a estratégia do ministro do Ambiente de reforçar a recolha seletiva de resíduos orgânicos através da entrega desse serviço, em boa parte do território, à EGF, da Mota-Engil.

O Governo deu um passo atrás na decisão de entregar o tratamento de biorresíduos à Mota-Engil. O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, revogou a decisão após um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), noticia o Público (link indisponível) nesta quarta-feira.

Dando razão ao regulador do setor, o conselho consultivo da PGR considerou que essa iniciativa, que chegou a ser publicada em despacho do secretário do Estado do Ambiente em agosto, ia muito além do contrato de concessão assinado em 2014 entre o Estado e o grupo participado pela Mota-Engil, levando Matos Fernandes a revogar a legislação.

O ministro do Ambiente viu assim cair por terra a sua estratégia de reforço da recolha seletiva de resíduos orgânicos que passava pela entrega da mesma, em boa parte do território, à EGF (Grupo Mota-Engil), um gigante do setor que detém unidades de tratamento de lixo urbano que serve 174 autarquias e 60% da população.

Segundo apurou o Público, o parecer da PGR confirmou o óbvio, ou seja, que a recolha de biorresíduos é uma atividade de recolha seletiva, mas não a inclui no âmbito do contrato de concessão à EGF. O próprio ministério do Ambiente assume que tomou a decisão de revogar o despacho, apesar de discordar do teor dos pareceres da PGR e da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) para evitar um conflito nos tribunais e prejudicar as metas europeias. Em 2035 Portugal terá de reciclar 65% de todo o lixo produzido nas casas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo recua na entrega dos biorresíduos à Mota-Engil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião