Manuel Pinho e Ricardo Salgado investigados por novos crimes
Em causa estão suspeitas de mais crimes de corrupção ativa e passiva e participação económica em negócio, tendo como foco os Projetos de Potencial Interesse Nacional (PIN).
O antigo ministro da Economia, Manuel Pinho, e Ricardo Salgado, ex-presidente do GES e do BES, estão a ser investigados por mais crimes no âmbito do processo EDP, avança o Correio da Manhã (acesso pago) esta quinta-feira. Em causa estão suspeitas de mais crimes de corrupção ativa e passiva e participação económica em negócio.
Segundo aquele jornal, a investigação à elétrica, que até agora estava concentrada nos contratos sobre as rendas da energia e sobre a extensão da concessão das barragens por mais 25 anos sem concurso público, viu alargado o seu âmbito.
Os procuradores terão pedido e analisado ao detalhe o regime dos Projetos de Potencial Interesse Nacional (PIN), criados por Manuel Pinho em 2005 e vendidos como uma “via verde” para o investimento.
O Ministério Público terá chegado à conclusão que os PIN serviam diretamente os interesses do Grupo Espírito Santo (GES), numa lógica de subordinação hierárquica de Pinho a Ricardo Salgado, tendo como justificação a contrapartida de 15 mil euros/mês paga pelo BES ao ministro da Economia em funções na altura. Antes de cada decisão, Pinho reunir-se-ia mesmo com Salgado.
São referidos dois casos ilustrativos daquela situação: a Herdade do Pinheirinho e da Comporta às quais foi atribuído o estatuto de PIN. Na Herdade do Pinheirinho o BES iria financiar em 200 milhões de euros a promotora Pelicano. No caso da Comporta, tratava-se de um propriedade da própria família Espírito Santo.
Apoie o jornalismo económico independente. Contribua
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.
Introduza um valor
Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.
Comentários ({{ total }})
Manuel Pinho e Ricardo Salgado investigados por novos crimes
{{ noCommentsLabel }}