NASA revela o seu primeiro avião 100% elétrico

A NASA está a desenvolver o seu primeiro avião totalmente elétrico desde 2015. Deverá estar pronto para o primeiro voo de teste daqui a um ano.

A NASA, agência governamental norte-americana responsável pela aeronáutica e exploração espacial, revelou a primeira versão de um avião totalmente elétrico, que está a desenvolver desde 2015. Adaptado a partir de um modelo italiano, apenas deverá estar pronto para o primeiro voo teste daqui a um ano.

O X-57 “Maxwell”, como foi chamado, será impulsionado por 14 motores elétricos, compostos por baterias de iões de lítio, de acordo com a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês). Quando chegar a altura, irá voar pela primeira vez pelos céus da Califórnia, sobre a base aérea de Edwards.

Este será o primeiro avião do modelo X com tripulação desenvolvido pela NASA em 20 anos. O objetivo desta iniciativa é desenhar e testar a tecnologia de acordo com os padrões que os fabricantes comerciais podem depois adaptar para obter certificação governamental.

“Estamos focados em coisas que podem ajudar toda a indústria, não apenas uma empresa“, disse Brent Cobleigh, gestor de projetos do Armstrong Flight Research Center da NASA em Edwards. “O objetivo agora é pilotar este avião no final de 2020”, apontou. Para além da primeira versão, a agência apresentou também um simulador do modelo para engenheiros e pilotos terem uma ideia de como será.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

NASA revela o seu primeiro avião 100% elétrico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião