BPI vende 200 milhões em malparado. Baixa rácio crédito em incumprimento para 3,5%

A carteira tinha um valor bruto total de cerca de 200 milhões de euros, referentes a aproximadamente 1.800 contratos de créditos e 120 imóveis. Foi adquirida pelos americanos da Tilden Park.

O BPI vendeu de uma carteira de 200 milhões de euros de créditos não produtivos e ativos imobiliários aos americanos da Tilden Park. A operação vai permitir ao banco ficar com o rácio de ativos não produtivos “mais baixo do setor financeiro português”.

Segundo o banco, a carteira tinha um valor bruto total de cerca de 200 milhões de euros, referentes a aproximadamente 1.800 contratos de créditos e 120 imóveis.

Este conjunto de ativos foi adquirido por fundos e sociedades geridos pela entidade norte-americana Tilden Park Capital Management LP, após a conclusão de um processo de venda competitivo.

“Com esta operação o BPI alcançará, no final do ano, um nível de ativos não produtivos (non performing assets) inferior a 3,5%, o mais baixo do setor financeiro português”, salienta o banco liderado por Pablo Forero em comunicado.

O BPI, detido a 100% pelos catalães do CaixaBank, fechou os primeiros nove meses do ano com lucros de 254 milhões de euros, uma quebra superior a 50% face ao mesmo período do ano passado, que tinha sido influenciados por fatores extraordinários como a venda da Viacer ou o negócio de cartões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI vende 200 milhões em malparado. Baixa rácio crédito em incumprimento para 3,5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião