Hoje nas notícias: Vale do Lobo, Montepio e ferrovia

  • ECO
  • 22 Novembro 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Norte quer usar os fundos europeus para modernizar a ferrovia e ligar ao TGV espanhol. Esta sexta-feira fica ainda marcada pela nota de que os associados arriscam-se a ter de resolver “buraco” no Montepio, de que as dívidas dos hospitais públicos está a chegar aos 700 milhões de euros e de que as empresas pouco valorizam as deduções fiscais para investir. E o banco público pediu à Nova SBE um estudo sobre créditos a Vale do Lobo.

CGD pede estudo à Nova SBE sobre créditos a Vale do Lobo

A administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pediu um estudo ao Centro de Conhecimento de Finanças da Nova SBE para avaliar os pressupostos económicos e financeiros que permitiram a operação de de financiamento de 194 milhões de euros para o resort de luxo de Vale do Lobo, em 2006. Este estudo servirá de suporte a eventuais ações judiciais contra ex-gestores que participaram na decisão de financiar o empreendimento que gerou perdas de quase 300 milhões de euros para o banco público.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Associados arriscam-se a ter de resolver “buraco” no Montepio

Os mais de 600 mil associados e pensionistas do Montepio arriscam ver cortados em 30% os benefícios a que têm direito ou assumir um aumento de quotas de modo a reporem o equilíbrio financeiro da Associação Mutualista Montepio Geral e a compensarem as perdas que podem chegar mesmo aos 900 milhões de euros. O conselho geral do Montepio reúne-se esta sexta-feira pelas 15h00, pela primeira vez depois da saída de Tomás Correia da presidência executiva.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Norte quer fundos europeus para ligar ao TGV espanhol

A região norte do país antecipou, pela primeira vez, a lista de prioridades para os fundos europeus. Nesse âmbito, foram pedidos milhões de euros a Bruxelas para ligar a ferrovia dessa região ao TGV espanhol. A estratégia apresentada aponta a vontade de modernizar a ferrovia e ligar os portos do país.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Dívida dos hospitais está a chegar os 700 milhões

Os pagamentos em atraso dos hospitais públicos atingiram em setembro o valor mais alto verificado desde o início deste ano. As dívidas com mais de 90 dias já ascendem a 651,6 milhões de euros, o que equivale a uma fatia de 40,5% do total das dívidas as fornecedores. Isto segundo os dados disponíveis no Portal do Serviço Nacional de Saúde. “Os ministérios da Saúde e das Finanças continuam fortemente empenhados em obter um valor histórico na redução dos pagamentos em atraso no SNS e têm desenvolvido uma articulação próxima no sentido de ir ao encontro das necessidades do setor, mantendo a execução do plano de liquidação de pagamentos em atraso”, avança fonte do gabinete de Marta Temido.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Maioria das empresas desvaloriza deduções fiscais para investir

De acordo com um inquérito divulgado pela consultora Deloitte, a maioria das empresas não encara o reforço das deduções em sede de IRC — previstas no Orçamento do Estado deste ano — como um incentivo claro a investir. Das 130 empresas questionadas, a maioria salienta que essas mudanças foram irrelevantes, embora a avaliação feita às alterações ao IRC tenha melhorado ligeiramente face a 2018. De notar que, no Orçamento do Estado para 2020, o Executivo de António Costa pretende voltar a reforçar estas deduções fiscais para PME, aumentando o teto de lucros reinvestidos que podem ser objeto de dedução em sede de IRC.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Vale do Lobo, Montepio e ferrovia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião