CGD pede estudo à Nova SBE sobre créditos a Vale do Lobo

  • ECO
  • 22 Novembro 2019

O banco público pediu à Nova SBE um estudo que deverá servir de suporte a eventuais ações judiciais contra ex-gestores que participaram na decisão sobre o Vale do Lobo.

A administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) encomendou ao Centro de Conhecimento de Finanças da Nova SBE um estudo para avaliar os pressupostos económicos e financeiros que permitiram a operação de financiamento de 194 milhões de euros para o resort de luxo de Vale do Lobo, avança o Jornal Económico (acesso pago), esta sexta-feira.

Fonte próxima do processo garante que o estudo pedido à Nova SBE deverá servir de base técnica à avaliação jurídica que o banco público desencadeou com vista a eventuais ações judiciais contra antigos administradores que participaram na decisão em causa.

Em causa está uma operação de crédito para o empreendimento turístico no Algarve chamado de Vale do Lobo, que levou a perdas de quase 300 milhões de euros. Este projeto está envolvido na investigação Operação Marquês, operação em que está também incluído o nome do ex-primeiro-ministro José Sócrates.

Vale do Lobo obrigou, além disso, a explicações do atual governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, depois de ter sido conhecido que lá passou férias em 2013 e 2014 quando o projeto já estava em incumprimento perante a CGD.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD pede estudo à Nova SBE sobre créditos a Vale do Lobo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião