Michael Bloomberg avança com candidatura às presidenciais dos EUA

O empresário e antigo mayor de Nova Iorque acabou com semanas de especulação e entra na corrida para a escolha do candidato dos democratas às presidenciais norte-americanas de 2020.

O empresário e antigo mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, é oficialmente candidato às primárias democratas que vão escolher o candidato que vai enfrentar Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, que se realizam em novembro de 2020. Depois de semanas de especulação, Michael Bloomberg avança com a candidatura.

A decisão foi anunciada num curto vídeo publicado pela campanha de Michael Bloomberg, onde o antigo mayor de Nova Iorque promete “reconstruir o país e restaurar a fé no sonho [americano]”. O bilionário promete ainda que vai aumentar os impostos sobre os mais ricos, apoiar a classe média e garantir que todas os norte-americanos têm capacidade de ter um seguro de saúde, uma das questões que mais divisões tem provocado na atual corrida dos democratas à Casa Branca.

Michael Bloomberg foi muito criticado por concorrer a mayor de Nova Iorque como republicano, abandonando na altura os democratas. Agora junta-se à campanha democrata, depois de ter dito no início do ano que não seria candidato.

Apesar das críticas, o dono da Bloomberg tem investido substancialmente nas campanhas democratas, com destaque para os 100 milhões que gastou em apoios aos democratas para que conseguissem recuperar a maioria na Câmara dos Representantes nas últimas eleições, um esforço que foi bem-sucedido.

No entanto, Michael Bloomberg entra numa corrida com muitos candidatos. As divisões no campo democrata são profundas, com quatro candidatos a destacarem-se dos restantes. O antigo vice-presidente de Barack Obama, Joe Biden, e o mayor de South Bend, no Indiana, Pete Buttigieg, — os dois candidatos mais ao centro –, e os senadores Elizabeth Warren e Bernie Sanders — no campo mais à esquerda do partido.

Com a chegada de Michael Bloomberg, estão atualmente 18 candidatos na corrida às primárias democratas, sendo que já houve desistências, como por exemplo Beto O’Rourke, um democrata de El Paso, que por pouco não venceu o republicano Ted Cruz na eleição para o Senado pelo Estado do Texas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Michael Bloomberg avança com candidatura às presidenciais dos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião