Portugal falha meta europeia de ter 40% da população diplomada em 2020

  • ECO
  • 26 Novembro 2019

No ano passado, 33,5% da população portuguesa entre os 30 e os 34 anos tinha o ensino superior. A meta europeia é ter 40% da população diplomada.

Em 2018, 33,5% da população portuguesa entre os 30 e os 34 anos tinha o ensino superior. Este número fica abaixo da meta europeia estabelecida para o próximo ano, revela o relatório do Conselho Nacional de Educação (CNE). O objetivo era atingir 40% da população diplomada.

Esta meta foi, no entanto, atingida pelas mulheres, sendo que na faixa etária entre os 30 e 34 anos, 42,5% tinham um diploma, em 2018, segundo os dados do relatório Estado da Educação, citado pelo Público (acesso pago). Já entre os homens o número cai para quase metade, fixando-se nos 24,1%.

O indicador que segue a população diplomada tem evoluído de forma positiva desde 2009, apesar de nos últimos anos ter vindo a abrandar e estagnar. Ainda assim, “a taxa de escolarização em 2017/18, entre os 18 e os 29 anos, regista uma evolução positiva, quando comparada com os dados de 2014/2015”, destacou o gabinete do ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, ao diário.

A previsão, acrescenta o ministro, é que “os próximos anos confirmem uma dinâmica de crescimento” das qualificações no grupo etário entre os 30 e os 34 anos, “quando conjugadas com a implementação das medidas de reforço da formação superior na população portuguesa, previstas no Programa de Governo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal falha meta europeia de ter 40% da população diplomada em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião