Boris Johnson quer levar acordo do Brexit a votações antes do Natal

  • ECO
  • 15 Dezembro 2019

Johnson quer levar a votações o acordo para a saída do Reino Unido da UE ainda antes do Natal. Isto para garantir o cumprimento da sua promessa principal: concretizar o Brexit até 31 de janeiro.

Depois de ter conseguido uma vitória esmagadora na ida às urnas mais recentes no Reino Unido, Boris Johnson não quer perder tempo para cumprir a sua principal promessa eleitoral: concretizar o Brexit até 31 de janeiro do próximo ano. Com tal objetivo em mente, o primeiro-ministro britânico pretende levar o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia a votações no Parlamento antes do Natal.

Em declarações aos jornalistas, o chefe do Executivo britânico disse ter “100% de apoio” para a aprovação do acordo do Brexit na Câmara dos Comuns e acrescentou: “Sem dúvida que o podemos conseguir antes do Natal”.

À Sky News, Michael Gove, ministro do antigo Governo de Johnson (a formação do novo Executivo ainda não foi anunciada) confirmou a intenção do Governo, referindo que o acordo deverá ser votado muito brevemente.

As eleições de quinta-feira deram uma vitória esmagadora aos Tory, que elegeram 365 deputados. O impasse parlamentar que tem marcado o processo de saída do Reino Unido da União Europeia pode ter, assim, os dias contados, podendo ser a maioria conseguida nesta ida às urnas a chave para tal bloqueio.

No que diz respeito ao novo acordo comercial com o bloco comunitário, Boris Johnson estima que negociar tal dossiê até ao final de 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Boris Johnson quer levar acordo do Brexit a votações antes do Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião