Boris Johnson vence com maioria absoluta. Agradece a “todos os que votaram”

Boris Johnson deverá ter conseguido 368 dos 650 lugares no parlamento britânico. Projeção dá-lhe a maioria que pretendia para avançar com o processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Boris Johnson venceu as eleições britânicas. O líder conservador terá conseguido, de acordo com a Sky News/BBC/ITV News, conquistar 368 dos 650 lugares no parlamento britânico, alcançando assim a maioria que pretendia para avançar com o processo de saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit.

De 298 deputados, o Partido Conservador prepara-se para ver a sua representação aumentar até aos 368 deputados. Boris Johnson poderá, se os resultados se confirmarem, alcançar a maior vitória desde Margaret Thatcher em 1987, quando a antiga primeira-ministra chegou aos 376 deputados.

Num primeiro post no Twitter Boris publicou uma fotografia tirada durante a campanha onde se lê: “We love Boris”. O líder conservador não reage às projeções, mas agradece “a todos os que votaram, que se voluntariaram e que se candidataram”. “Vivemos na maior democracia do mundo”, rematou, tendo, depois, feito um retweet um post do Partido Conservador com o resultado da sondagem:

Esta vitória de peso dos conservadores é conseguida muito à custa dos trabalhistas, que se preparam para ter o pior resultado desde 1935. A projeção aponta para um total de 191 deputados contra os 243 que o partido de Jeremy Corbyn tinha antes destas eleições.

Corbyn fez uma publicação no Twitter logo após a divulgação das projeções, mas apenas para agradecer o apoio dos membros do partido na campanha para estas eleições. “Sim, vocês são o coração do partido”, afirmou.

O porta-voz do partido trabalhista já veio reagir aos resultados, mas apenas para lembrar que são ainda projeções. “É ainda o início da noite. Ainda é muito cedo para se saber os resultados” das eleições, diz, citado pelo Guardian. No entanto, já começam a surgir as primeiras críticas a Jeremy Corbyn.

Com menos deputados do que o Partido Trabalhista surgem, depois, o Partido Nacionalista Escocês, com 55 deputados, os Liberais Democratas, com 13, e o Plaid Cymru (nacionalistas galeses), que obteve três, e os Verdes, apenas com um assento.

Cerca de 46 milhões de britânicos votaram esta quinta-feira nas eleições legislativas antecipadas no Reino Unido, as terceiras em menos de cinco anos, convocadas pelo governo para tentar desbloquear o impasse criado no parlamento pelo processo de saída do país da União Europeia.

Caminho aberto para o Brexit

Os primeiros resultados oficiais começaram a ser anunciados pelas 23h00, mas só a partir das 2h00 de sexta-feira é que começaram a sair em maior número, podendo começar a perceber-se se as projeções se confirmam.

Assumindo que as projeções estão certas, com a maioria dos conservadores, o acordo para o Brexit firmado por Boris Johnson com Bruxelas deverá ser ratificado. O líder conservador já tinha adiantado, ainda antes da votação, que queria levar o acordo de novo a votos até ao Natal.

O Reino Unido poderá, assim, sair da União Europeia em janeiro, no dia 31, mas o processo fica longe de estar concluído. Entra-se num período de transição, durante o qual tem de ser alcançado um acordo definitivo para a relação entre as potências, até ao final do ano.

(Notícia atualizada pela última vez às 23h57 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Boris Johnson vence com maioria absoluta. Agradece a “todos os que votaram”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião