Selo do carro sobe com a inflação. Extra dos diesel mantém-se

"Extra" do IUC, criado no OE de 2014, volta a figurar no Orçamento do Estado, sendo aplicado aos veículos a gasóleo.

O Imposto Único de Circulação (IUC) vai ficar mais caro a partir do próximo ano. Na proposta de Orçamento do Estado para 2020, o Governo decidiu atualizar as tabelas de imposto à inflação, agravando os custos para os donos desses veículos. Ao mesmo tempo, manteve o adicional ao IUC que recai sobre os automóveis com motores a diesel.

De acordo com a versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2020, obtida pelo ECO, o Governo vai limitar-se a atualizar o valor das diferentes componentes utilizadas para o cálculo do IUC ao valor da inflação, de cerca de 0,3%.

Tanto as tabelas utilizadas para o valor do “selo do carro” nas matrículas antes de 2007, como as matrículas posteriores a essa data, que apresentam valores bem mais elevados, são agravadas da mesma forma.

A título de exemplo, um veículo a gasolina com até 1.250 cc passará a pagar uma taxa de 29,39 euros pela componente da cilindrada, acima dos 29,30 euros atuais. No caso da componente de CO2, considerando a emissão até 120 gramas por quilómetro, o valor passa de 60,10 para 60,28 euros. Os coeficientes de idade, não se alteram, mantendo-se em 1,15.

Ao mesmo tempo que se atualizam as tabelas à inflação, mantém-se o adicional ao IUC. Este “extra”, criado no OE de 2014, volta a figurar no Orçamento do Estado, sendo aplicado aos veículos a gasóleo. “Mantém-se em vigor em 2020 o adicional de IUC”, refere o documento. Este custo adicional vai dos pouco mais de 5 aos 68,85 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Selo do carro sobe com a inflação. Extra dos diesel mantém-se

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião