Morreu Júlio Castro Caldas, antigo ministro da Defesa

  • Lusa
  • 4 Janeiro 2020

O antigo ministro da Defesa Júlio de Lemos Pereira Castro Caldas morreu esta manhã aos 76 anos, disse à Lusa fonte da Ordem dos Advogados. Marcelo Rebelo de Sousa já enviou condolências à família.

O antigo ministro da Defesa Júlio de Lemos Pereira Castro Caldas morreu na manhã deste sábado, aos 76 anos, disse à Lusa fonte da Ordem dos Advogados. Castro Caldas “morreu esta manhã” e ainda não são conhecidos detalhes sobre as exéquias fúnebres, indicou à Lusa fonte oficial da ordem.

Castro Caldas foi ministro da Defesa no segundo Governo de António Guterres entre 1999 e 2001 e bastonário da Ordem dos Advogados portugueses em dois mandatos, de 1993 a 1999. Antes de ser ministro, Júlio Castro Caldas já tinha sido deputado no parlamento entre 1980 e 1983, após ter sido eleito pelo PSD no círculo eleitoral de Viana do Castelo.

O antigo governante foi um dos sócios fundados da CLA – Advogados e ainda, no âmbito da advocacia, presidente da Federation dês Barreaux d’Europe (1997-1999), vogal-tesoureiro do Conselho Geral da Ordem dos Advogados (1983/1985) e vogal do Conselho Distrital da Ordem dos Advogados (1977/1980). Entre novembro de 2001 e 2012, Castro Caldas desempenhou funções como vogal do Conselho Superior do Ministério Público.

O ex-ministro da Defesa, que se licenciou em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, fundou também a associação SEDES e a Sociedade Portuguesa de Arbitragem. Paralelamente, foi membro da Associação portuguesa de Recursos Hídricos e membro da AIDA Portugal – Secção Portuguesa da Associação Internacional do Direito dos Seguros.

Marcelo apresenta sinceros sentimentos à família de Júlio Castro Caldas

O Presidente da República já apresentou “os mais sinceros sentimentos à família” de Júlio Castro Caldas, antigo ministro da Defesa no Governo de António Guterres, que morreu este sábado de manhã.

“O Presidente da República apresenta os mais sinceros sentimentos à Família de Júlio Castro Caldas, que acaba de nos deixar”, lê-se na nota.

O chefe de Estado recorda que Castro Caldas foi “fundador da Sedes, deputado da Aliança Democrática entre 1980 e 1983 e um histórico do PSD, com grande atividade política logo entre 25 de abril de 1974 e 25 novembro de 1975, aproximou-se mais tarde do PS, tendo sido ministro da Defesa Nacional de António Guterres; enquanto Bastonário da Ordem dos Advogados destacou-se também aí pela defesa da liberdade e da democracia”.

“Ao lembrar a antiga amizade, o Presidente da República presta-lhe sentida homenagem”, conclui o texto colocado hoje no site da Presidência da República.

António Costa destaca generosidade e dedicação política

O secretário-geral do PS destacou Júlio Castro Caldas como um “homem muito generoso” e “sempre dedicado e empenhado politicamente”, notando que “deixa uma enorme saudade”.

“Foi um grande profissional, um homem muito generoso, sempre dedicado e empenhado politicamente”, nomeadamente enquanto ministro da Defesa do Governo de António Guterres”, afirmou António Costa no Porto, em declarações aos jornalistas à entrada da reunião da Comissão Nacional socialista.

O líder socialista referiu ainda que Castro Caldas foi seu “patrono” na advocacia. “Era uma pessoa por quem eu tinha grande admiração”, observou o também primeiro-ministro.

(Notícia atualizada às 16h03 com reação do primeiro-ministro, António Costa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Júlio Castro Caldas, antigo ministro da Defesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião