Presidente da República não está “preocupado com a passagem do OE” no Parlamento

  • Lusa e ECO
  • 5 Janeiro 2020

O Presidente da República afirmou que aguarda "serenamente" a fase da generalidade do Orçamento do Estado para 2020, reiterando que não está preocupado com a passagem do documento.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou este domingo que aguarda “serenamente” a fase da generalidade do Orçamento do Estado (OE) para 2020, que decorre esta semana no parlamento, reiterando que não está preocupado com a passagem do documento.

À margem da cerimónia de largada do navio-escola Sagres, que partiu este domingo para uma viagem de 371 dias no âmbito das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação do navegador português Fernão de Magalhães, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre o anúncio do BE de que não vai votar a favor do OE na generalidade, deixando em aberto a possibilidade de se abster ou votar contra, sentido de voto que faz depender das negociações com o Governo.

“Eu não quero comentar isso. Isso é uma questão que está em curso e que vai ser debatida na generalidade esta semana. Aguardo serenamente, depois será a fase da especialidade”, respondeu aos jornalistas, numa resposta muito breve. Uma vez que até o documento “chegar a Belém ainda demora tempo”, o Presidente da República reiterou o que tem dito “desde o início”: “Eu não estou preocupado com a passagem do Orçamento do Estado”.

Catarina Martins, dirigente do BE, disse este sábado que o partido “não tem condições” para votar a favor da proposta de OE para 2020 e admitiu que poderá abster-se, caso consiga, ao longo da próxima semana, chegar a um consenso com o Governo para incluir algumas medidas que considera “fundamentais”. As negociações deverão decorrer “até ao último dia”, respondeu o primeiro-ministro, António Costa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da República não está “preocupado com a passagem do OE” no Parlamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião