Tensão no Irão leva petróleo a atingir os 70 dólares por barril

Clima de tensão entre os Estados Unidos e o Irão está a fazer disparar as cotações do petróleo nos mercados internacionais. Barril de Brent chegou a superar os 70 dólares.

As tensões no Médio Oriente, que subiram de tom depois de Donald Trump ordenar um ataque aéreo que matou Qassem Soleimani, estão a fazer os preços do petróleo disparar. O Brent, que serve de referência para as importações nacionais, já atingiu os 70 dólares por barril durante esta sessão.

A matéria-prima, negociada na praça de Londres, avança 1,24% para os 69,45 dólares por barril, tendo chegado aos 70,74 dólares durante a negociação, o valor mais elevado desde 16 de setembro. Em Nova Iorque, o West Texas Intermediate (WTI), segue a tendência, valorizando 0,94% para 63,64 dólares por barril, também um máximo desde abril de 2019.

Na semana passada, o ataque com drones dos EUA ao aeroporto em Bagdad, no Iraque, matou o general militar iraniano, gerando uma forte revolta do Irão, prometendo vingança.

Durante o fim de semana, o Presidente dos Estados Unidos advertiu Teerão que as forças militares norte-americanas identificaram 52 locais no Irão e que os atacarão “muito rapidamente e duramente” se a República Islâmica atacar pessoal ou alvos americanos.

O Irão encontra-se entre os maiores produtores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e, por isso, o mercado petrolífero reage fortemente às perturbações, já que as tensões no Médio Oriente poderão comprometer o fornecimento da matéria-prima a nível global.

A última vez que o petróleo disparou desta forma foi em setembro, quando um ataque de drones de rebeldes às refinarias da Aramco provocou uma quebra na produção da Arábia Saudita.

(Notícia atualizada às 13h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tensão no Irão leva petróleo a atingir os 70 dólares por barril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião