Trabalhadores da distribuição em greve no dia 31 de janeiro

  • Lusa
  • 6 Janeiro 2020

Trabalhadores das empresas de distribuição vão estar em greve por aumentos salariais e pela valorização das carreiras profissionais.

Os trabalhadores das empresas de distribuição vão estar em greve no dia 31 de janeiro, por aumentos salariais e pela valorização das carreiras profissionais, anunciou esta segunda-feira o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP).

“A 31 de janeiro de 2020 os trabalhadores do setor vão estar em greve. Pelo aumento dos salários em 90 euros por mês, três euros por dia. Pela valorização das carreiras profissionais.”, lê-se no comunicado enviado pelo CESP.

De acordo com a informação daquele sindicato, os trabalhadores da distribuição reivindicam ainda “horários de trabalho regulados que permitam a conciliação entre a vida pessoal e familiar e a vida profissional” e “a passagem a contrato sem prazo de todos os trabalhadores a ocupar postos de trabalho permanente”.

O processo negocial de revisão dos salários dos trabalhadores das empresas de distribuição “arrasta-se desde setembro de 2016”, diz o CESP.

“A última proposta patronal para aumento dos salários, a ser aceite pelos sindicatos, colocaria os níveis salariais onde se situam mais de 80% dos trabalhadores nos 635 euros, uma vergonha para um setor onde são gerados milhões de euros de lucros”, considera.

Para o mesmo dia está também marcada uma manifestação nacional da Administração Pública, convocada pela Frente Comum, afeta à CGTP.

Segundo a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, a manifestação foi convocada para “dar uma resposta forte” à proposta do Governo de aumentos na função pública, e mostrar a indignação dos trabalhadores da administração pública face a essa proposta.

Já o dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP), José Abraão, adiantou à Lusa que aquela estrutura vai reunir-se em assembleia-geral no dia 14 deste mês, “para decidir quais as formas de luta a adotar”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores da distribuição em greve no dia 31 de janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião