Operadoras limitam valor do leilão do 5G a cem milhões

  • ECO
  • 24 Janeiro 2020

Altice, Nos e Vodafone não admitem pagar mais do que este valor pelas frequências necessárias, porque o 5G exigirá investimentos superiores ao 4G.

As empresas de telecomunicações consideram que o leilão de espetro para tecnologia móvel de quinta geração (isto é, 5G) não deve custar mais de cem milhões de euros, avança esta sexta-feira o Jornal Económico (acesso pago).

Altice, Nos e Vodafone não admitem pagar, em conjunto, mais do que este valor pelas frequências necessárias, porque o 5G exigirá investimentos superiores ao 4G. Pedem, por isso, moderação ao Governo no preço do leilão.

De acordo com o calendário indicativo proposto pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), o início do leilão de atribuição das licenças para o 5G decorrerá em abril, estando o seu encerramento previsto para junho, pelo que a conclusão dos procedimentos de atribuição de direitos de utilização de frequência (DUF) será entre junho e agosto, a tempo de cumprir a ambição da Comissão Europeia de chegar ao fim de 2020 com, pelo menos, uma cidade com 5G em cada Estado-membro da União Europeia (UE).

Vão ser leiloados 13 lotes em seis faixas no total, incluindo a dos 700 MHz, que se encontra atualmente ocupada pela Televisão Digital Terrestre (TDT). Como é público, a Anacom quer concluir a migração do serviço até ao final de junho de 2020, mas o processo foi alvo de uma impugnação em tribunal por parte da Meo, a operadora concessionária, que considera que é “impossível” cumprir este calendário.

(Notícia corrigida às 10h23)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operadoras limitam valor do leilão do 5G a cem milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião