Paddy Cosgrave vai a Cabo Verde. Fundador do Web Summit vai conhecer estratégia tech do país

Fundador do Web Summit vai a Cabo Verde na próxima semana, a convite do primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.

Paddy Cosgrave, CEO e cofundador da Web Summit, vai estar em Cabo Verde a convite do primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva. O irlandês estará no país africano para conhecer “o potencial cru do país, conhecer o talento local e ter uma amostra da ambição do Governo na criação de um hub que pode prestar serviços tecnológicos a todo o continente africano”, refere Pedro Lopes, secretário de Estado da Inovação de Cabo Verde citado em comunicado. Além disso, Paddy Cosgrave marcará presença no lançamento de iniciativas como a Bolsa Cabo Verde Digital e o programa Kode Verde.

A visita de Cosgrave ao país africano vem reforçar a aposta da organização em atrair cada vez mais empresas africanas para o evento, que se realiza em Lisboa desde 2016. Na edição de 2019, participaram na maior conferência de empreendedorismo e tecnologia do mundo 41 startups de países africanos, incluindo cinco angolanas e uma cabo-verdiana.

Cabo Verde lançou recentemente um conjunto de iniciativas enquadradas na estratégia Cabo Verde Digital, e que têm como objetivo implementar medidas que potenciem o desenvolvimento de soluções tecnológicas nas nove ilhas do arquipélago, criando as bases para um ecossistema de empreendedorismo no país.

Cabo Verde apresenta a 10 de fevereiro o Cabo Verde Digital Voucher, que vai apoiar 100 jovens e 50 startups com pocket money, mentoria e serviços de incubação apoiados por universidades e empresas tecnológicas. Além deste, o Governo cabo-verdiano apresenta a iniciativa Code for All/Kode Verde, um programa gratuito de ensino de linguagens de programação, e que resulta de uma parceria entre a Cabo Verde Digital e a portuguesa Academia de Código.

Pedro Lopes assegura ainda esperar que “a ousadia de construir um Cabo Verde Digital que quer fazer pontes entre continentes e que quer atrair talentos e empresas para que em conjunto com os jovens cabo-verdianos possam gerar ideias e concretizar soluções de futuro, no presente”.

Paddy Cosgrave deverá ficar em Cabo Verde até 12 de fevereiro para participar no CV Next, um evento marcado para a Ilha do Sal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paddy Cosgrave vai a Cabo Verde. Fundador do Web Summit vai conhecer estratégia tech do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião