Produção industrial cai na Zona Euro. Portugal com 2.ª maior subida

  • Lusa
  • 12 Fevereiro 2020

A produção industrial recuou em dezembro passando para 4,1% na Zona Euro, face ao mês homólogo. Ainda assim, Portugal teve a 2.ª maior subida.

A produção industrial recuou em dezembro passado 4,1% na Zona Euro e 3,9% na União Europeia, face ao mês homólogo, mas em Portugal aumentou 3,9%, a segunda maior subida no conjunto da UE, revelou o Eurostat.

Os dados publicados esta quarta-feira pelo gabinete oficial de estatísticas da UE revelam que, na comparação em cadeia (com o mês anterior), a produção industrial também recuou tanto no espaço da moeda única (-2,1%) como no conjunto da União (-2,0%), mas também neste caso Portugal contrariou a tendência, registando uma subida de 2,9%, igualmente a segunda mais acentuada entre os Estados-membros sobre os quais há dados disponíveis.

Na variação homóloga, face a dezembro de 2018, as subidas mais vincadas foram registadas em Malta (7,6%), Portugal (3,9%) e Polónia (1,3%), enquanto os maiores recuos foram observados na Estónia (-9,9%), Roménia (-8,9%) e Alemanha (-7,2%).

Na variação em cadeia, face a novembro de 2019, Dinamarca (7,2%), Portugal (2,9%) e Grécia (2,5%) lideraram as subidas de produção industrial em dezembro face a novembro, enquanto os maiores recuos foram registados na Irlanda (-6,2%), Hungria (-3,8%) e Polónia (-3,0%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção industrial cai na Zona Euro. Portugal com 2.ª maior subida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião