Navigator derrapa 4%. Bolsa de Lisboa cede

O PSI-20 encerrou em queda ligeira, em linha com os pares europeus, condicionado pelo BCP e com a Navigator a voltar a destacar-se pela negativa com perdas de mais de 4%.

A bolsa de Lisboa encerrou a última sessão da semana com perdas ligeiras, em linha com as pares do Velho Continente. O rumo do PSI-20 foi ditado, sobretudo, pelo “peso pesado” BCP, num dia em que a Navigator voltou a destacar-se pela negativa, a perder mais de 4%.

O índice PSI-20 desvalorizou 0,07%, para os 5.328,34 pontos, com 11 títulos no vermelho, seis em queda e um inalterado: a Pharol, nos 9,97 cêntimos euros por ação. Na Europa, o Stoxx 600 recuou 0,09%.

O BCP foi o título que mais condicionou o rumo da praça lisboeta, numa sessão em que as ações do banco liderado por Miguel Maya perderam 1,76%, para os 19,01 cêntimos.

Navigator perde mais de 4%

Contudo, o setor do papel voltou a destacar-se pela negativa, com a Navigator a apresentar o pior desempenho. As ações da papeleira perderam 4,51%, para os 3,09 euros, enquanto as da casa-mãe Semapa desvalorizaram 2,08%, para os 12,26 euros. Por vez, a Altri desceu 0,73%, para os 5,47 euros por ação.

Estas quedas acontecem depois de a Semapa ter reportado na quinta-feira ao final do dia uma quebra de 6,4% dos seus lucros de 2019, para 124,1 milhões de euros, penalizada pelo setor do papel. Isto já depois de também a Navigator ter divulgado que os seus lucros caíram 25% no ano passado. Uma “desapontante performance operacional em 2019” que levou o BiG a cortar a recomendação das ações da Navigator, para “manter”, e o respetivo preço-alvo para 3,42 euros, nesta sexta-feira.

A impedir perdas mais acentuadas estiveram as cotadas do universo EDP e a Jerónimo Martins. As ações da EDP somaram 1,25%, para os 4,713 euros, enquanto as da participada EDP Renováveis avançaram 0,97%, para os 12,48 euros. Por sua vez, as ações da retalhista que detém a marca Pingo Doce ganharam 1,23%, para os 16,865 euros.

(Notícia atualizada às 17h00 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator derrapa 4%. Bolsa de Lisboa cede

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião