O que dizem os jornais internacionais sobre o caso de racismo contra Marega?

  • ECO
  • 17 Fevereiro 2020

O ataque racista que envolveu o jogador do FC Porto Moussa Marega não passou indiferente à imprensa internacional. De Espanha à Austrália não são apenas os desportivos a dar conta do caso.

Este domingo Moussa Marega, jogador do FC Porto, pediu para ser substituto ao minuto 71 do jogo frente ao Guimarães, por ter ouvido cânticos e gritos racistas de adeptos da formação vimaranenses. O episódio já foi repudiado por diversos partidos de diferentes espetros políticos, clubes de futebol e altas figuras do “desporto Rei”. Mas afinal, o que diz a imprensa internacional sobre o caso? Da vizinha Espanha à Austrália, ninguém ficou indiferente ao grito de revolta do jogador maliano.

Em Espanha, a edição desta segunda-feira do jornal A Marca refere-se ao episódio ocorrido no Estádio Dom Afonso Henriques como “vergonha em Portugal”. Já a edição inglesa do desportivo, aponta que o futebol português “viu cenas lamentáveis este fim de semana, em que Moussa Marega abandonou o campo depois de ser alvo de abusos racistas”.

“Vergonha mundial em pleno século XXI”

Ainda no país vizinho, o jornal As refere-se ao incidente como “vergonha mundial em pleno século XXI”, sublinhando que nem o treinador Sérgio Conceição ou os companheiros de equipa Ivân Marcarno, Otávio ou Alex Telles conseguiram persuadir Marega a não abandonar o campo. O diário aponta ainda o dedo a Marega por ter feito “gestos obscenos” dirigidos às bancadas do Vitória de Guimarães, referindo que a “reação não foi a mais exemplar”.

“Vítima de insultos racistas, Moussa Marega deixou o campo contra o Guimarães

Em França, o L’Équipe (acesso pago, conteúdo em francês), aponta que o avançado maliano deixou o campo “com uma raiva louca”, após ter sido “ser vítima de insultos de caráter racista por parte dos apoiantes do Vitória”. O jornal faz ainda referência à mensagem deixada por Marega na rede social, Instagram.

The Guardian: a irritação e os gestos obscenos de Marega

Mas não são apenas os jornais desportivos a ficarem incrédulos com o caso. No Reino Unido, o The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês), o jornal aponta que o avançado “teve de ser contido por colegas de equipa”, enquanto abandonava o Estádio do Vitória de Guimarães, “depois de ter sido aparentemente vítima de abuso racial durante a vitória da sua equipa por 2-1”.

BBC News e os abusos racistas a Marega

Também no Reino Unido a BBC News, sublinha que o avançado do FC Porto “foi submetido a um abuso racista por parte dos adeptos” vimaranenses. De forma muito breve, a BBC relata o que aconteceu depois com Marega a “apontar os dedos para baixo e a levantar os dedos do meio para a multidão”.

“Jogador do Porto leva cartão amarelo por reação a abuso racista”

Os insultos racistas também chegaram ao continente australiano. O The Sydney Morning Herald, assinala a atitude do árbitro ao ter dado um cartão amarelo, após o avançado ter reagido aos insultos de que estava a ser alvo. “Jogador do Porto leva cartão amarelo por abuso racista”, lê-se no título da publicação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O que dizem os jornais internacionais sobre o caso de racismo contra Marega?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião