Centeno e Siza destacam militância política e contributo para a democracia de Pina Moura

  • Lusa e ECO
  • 21 Fevereiro 2020

O ex-ministro da Economia e das Finanças Joaquim Pina Moura morreu esta quinta-feira em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa.

Os atuais ministros das Finanças e da Economia expressaram esta sexta-feira pesar pela morte do antigo ministro da Economia e das Finanças Joaquim Pina Moura, destacando o contributo do socialista para a construção da democracia e o desenvolvimento do país. Mário Centeno assinalou “o seu empenho ao serviço de Portugal será sempre recordado” e Pedro Siza Vieira salientou a “militância política destacada”.

Manifestado o seu pesar pela morte do ex-ministro da Economia e das Finanças dos governos socialistas de António Guterres, o atual titular da pasta das Finanças realçou, em declarações enviadas à agência Lusa, “o contributo” que Joaquim Pina Moura “deu à construção da democracia na sua intervenção partidária e ao desenvolvimento do país”, designadamente no exercício das suas funções como ministro. “O seu empenho ao serviço Portugal será sempre recordado e merece o público reconhecimento”, afirmou.

Também o ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira expressou “sentidas condolências” à família. Numa nota enviada à comunicação social, Pedro Siza Viera refere que “Pina Moura teve militância política destacada, antes e depois do 25 de abril, e entre outras funções públicas que exerceu, foi ministro da Economia em dois governos constitucionais, quando era primeiro-ministro António Guterres”.

Ao mesmo tempo, o presidente da Iberdrola, empresa da qual Joaquim Pina Moura foi presidente, destaca, em comunicado enviado às redações, “a personalidade icónica” do antigo ministro, enquanto desempenhou o cargo, assim como durante a vida política e na dinamização da economia portuguesa. Nesse sentido, a elétrica espanhola agradece toda “a sua dedicação, profissionalismo e postura exemplar, de partilha e conhecimento” de Pina Moura na liderança da empresa.

O ex-ministro da Economia e das Finanças Joaquim Pina Moura morreu esta quinta-feira em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), Pina Moura foi membro do Partido Comunista Português entre 1972 e 1991, tendo aderido ao Partido Socialista em setembro de 1995.

Pina Moura exerceu o cargo de secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro António Guterres até 1997, ano em foi nomeado ministro da Economia do XIII Governo Constitucional. Em 1999, foi nomeado ministro das Finanças e da Economia do XIV Governo Constitucional, também liderado por António Guterres. Pina Moura foi ainda administrador da Galp e presidente da Iberdrola Portugal.

(Notícia atualizada com nota de pesar da Iberdrola)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno e Siza destacam militância política e contributo para a democracia de Pina Moura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião