Verba para expansão do Metro do Porto reforçada em 95 milhões depois de primeiro concurso ficar deserto
Governo aprovou reforço de 95 milhões de euros para a expansão das linhas Amarela e Rosa. O Metro do Porto lançará um novo concurso a 18 de março.
O Governo viu-se forçado a aprovar um reforço de 95 milhões de euros para as empreitadas de expansão das linhas Amarela e Rosa do Metro do Porto, depois de o concurso inicial ter ficado deserto, já que todas as propostas apresentadas foram superiores aos valores base. O valor da empreitada para a Linha Amarela passa agora a ser de 130 milhões de euros, enquanto a da Linha Rosa fixa-se nos 235 milhões de euros.
“Concluído em 9 de março o prazo para a apresentação de propostas, verificou-se que todos os sete concorrentes apresentaram valores que ultrapassavam o valor base das empreitadas. Por essa razão, o Metro do Porto solicitou ao Governo um reforço de verba, reforço que foi ontem aprovado”, explica o Ministério do Ambiente em comunicado.
O Metro do Porto lançará um novo concurso a 18 de março. O objetivo é que as duas empreitadas sejam concluídas antes do final de 2023, utilizando em pleno os fundos do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
A extensão da Linha Amarela permitirá construir um novo troço com três estações e cerca de três quilómetros, que ligarão Santo Ovídio a Vila d’Este. A empreitada da Linha Rosa permitirá a construção de mais quatro estações e de cerca de três quilómetros de via, ligando a Praça da Liberdade à Casa da Música e servindo o Hospital de Santo António.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Verba para expansão do Metro do Porto reforçada em 95 milhões depois de primeiro concurso ficar deserto
{{ noCommentsLabel }}